Inserções
CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM:
O Programa é cenário de aprendizagem da Especialização em Saúde do Adolescente e do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência da Faculdade de Medicina da UFMG, recebendo também equipe de residentes da pediatria e da psiquiatria do HC-UFMG, alunos da Graduação em Artes Visuais, Pedagogia, Psicologia, Nutrição, Medicina e outros campos do conhecimento.
especialização
A Especialização em Saúde do Adolescente da Faculdade de Medicina da UFMG se iniciou em 2006, sendo oferecida ininterruptamente desde então.
Com caráter clínico, interdisciplinar, a Especialização em Saúde do Adolescente da Faculdade de Medicina da UFMG, se iniciou em 2006, sendo oferecida ininterruptamente desde então. Compõem o corpo doscente, professores da Medicina, Enfermagem, Psicologia, Educação, Serviço Social, Artes Visuais. Os Projetos de Extensão do Programa Janela da Escuta são cenários de aprendizagem da Especialização, sendo a atuação no projeto Janela da Escuta: o adolescente especialista de si e a tessitura de uma rede sob medida, cenário obrigatório por 1 ano. Em cada cenário de prática, há discussões teóricas e supervisão presencial.
Coordenação
Cristiane de Freitas Cunha Grillo
Contato: espec.cpg.ufmg@gmail
Site: https://www.medicina.ufmg.br/cpg/especializacao/
mestrado
O Janela da Escuta é um cenário de ensino para a disciplina Adolescência, família, território e violência do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência da Faculdade de Medicina da UFMG. No contexto desse programa, é também cenário de pesquisa.
Conheça mais: https://www.medicina.ufmg.br/cpgpspv/
INSERÇÕES, INSCRIÇÕES E PARCERIAS:
lappa
A Liga Acadêmica de Psicopatologia e Psicanálise Aplicada (LAPPA) é um projeto de ensino, pesquisa e extensão inscrito no Departamento de Pediatria da UFMG e voltado para alunos de graduação, mas com atividades abertas ao público em geral. O objetivo da LAPPA é ser um lugar de transmissão da psicanálise de orientação lacaniana em interface com a medicina e outras áreas da saúde.
O surgimento da LAPPA em 2019 foi um desdobramento do trabalho clínico e de transmissão que vem sendo realizado no Janela da Escuta e no Núcleo de Investigação e Pesquisa em Psicanálise e Medicina do IPSM-MG, no Hospital das Clínicas da UFMG. Seguimos uma parceria produtiva com o Janela, no esforço de preservar a orientação ética da psicanálise, com uma transmissão à altura do nosso tempo!
Coordenação
Maria Luisa Guzzo – marialuisaguzzo@yahoo.com.br
Beatriz Benedicto – bia__benedicto@hotmail.com
Mateus Mourão Silva – mateusmourao@gmail.com
Laís Bitencourt – laisbitencourtcoelho@gmail.com
Confira e participe do nosso trabalho em http://www.instagram.com/lappaufmg
observaped
O Janela da Escuta integra o Observatório da Saúde da Criança e do Adolescente do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG (ObservaPED). O lugar de observatório se apoia no acolhimento vivo, que permite que as questões mais atuais surjam nessa clínica. O acolhimento vivo afere o pulso da adolescência na cidade.
O ObservaPED é um espaço para análise sistemática e permanente de eventos, fatos, evidências e acontecimentos sobre a saúde da criança e do adolescente, e é constituído por vários eixos de trabalho. O Janela da Escuta se insere no Eixo ‘A criança, o adolescente e a violência’.
O ObservaPED mantém uma parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), com a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), com a Sociedade Mineira de Pediatria, e com a Pró-Reitoria de Extensão da UFMG (PROEX – UFMG).
Conheça mais em:
https://www.medicina.ufmg.br/observaped/
https://www.instagram.com/observaped.ufmg/
núcleo de psicanálise e medicina
O Janela da Escuta se articula ao Núcleo de Investigação em Psicanálise e Medicina (NIPPM) do Instituto de Psicanálise e Saúde Mental.
Os encontros do NIPPM instauram um espaço de conversa sobre a clínica.
http://www.institutopsicanalise-mg.com.br/index.php/sclinica/pmedicina
cien
O Janela da Escuta se inscreve também como Laboratório do CIEN (Centro Interdisciplinar de Estudo sobre a Criança, do Campo Freudiano). Laboratório é uma marca de experimentação, de uma experiência que nunca tem resultados pré-definidos e assegurados. Cada caso traz algo novo, e provoca um avanço da teoria e da prática estabelecida.
O CIEN, Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Criança, foi criado em 24 de julho de 1996 por Jacques-Alain Miller como uma instância internacional do Campo Freudiano. No Brasil a experiência interdisciplinar dos laboratórios do CIEN acontece de forma viva desde 2007.
Saiba mais: https://cienbrasil.wordpress.com/