efeitos

O “Efeitos” foi um grupo de psicanalistas que se formou a partir de uma demanda direcionada ao Janela da Escuta: o pedido de acolhimento e atendimento de orientação psicanalítica para os(as) profissionais que trabalham na linha de frente ao enfrentamento da Covid-19 e que, já no início da pandemia, manifestaram o seu sofrimento  e se colocaram em busca de tratamento.

A proposta política e social do Efeitos foi a de abrir novos espaços da  presença do discurso psicanalítico de orientação lacaniana àqueles(as) que, no momento da pandemia, não teriam acesso a um(a) analista  em um setting convencional. Os atendimentos foram feitos de forma remota e gratuita, com a duração prevista de 12 sessões, visando enfatizar o que o sujeito nos trazia de mais particular do seu sintoma.

É a partir do detalhe clínico que o tratamento de orientação psicanalítica se orienta.

Acolhemos as demandas dos profissionais de saúde e, também, aquelas que nos chegam através do Coletivo Mulheres da Quebrada do Aglomerado da Serra. Há uma interlocução com Patrícia Tassara, psicanalista membro da ELP/AMP, coordenadora do dispositivo Tyché.

Período de atuação: Março de 2020 a setembro de 2021

Responsáveis: Cristiane de Freitas Cunha Grillo e Patrícia Spyer Prates
Supervisão: Patrícia Tassara