Tessituras
O PROGRAMA DE EXTENSÃO E PESQUISA JANELA DA ESCUTA É CONSTITUÍDO POR QUATRO PROJETOS DE EXTENSÃO:
Arte na Espera
O Projeto de Extensão, Arte na Espera, é tecido por uma equipe interdisciplinar que instiga os jovens, familiares e profissionais atendidos a participarem e a se expressarem, de maneira espontânea e criativa, por meio de atividades de arte nas mais diversas linguagens como: artes visuais, fotografia, literatura, teatro, entre outros. Com nome escolhido pelos adolescentes, o Arte na Espera, é fruto de uma parceria realizada entre o Janela da Escuta da Faculdade de Medicina da UFMG, o Centro de Extensão da Escola Guignard – UEMG e o Instituto Undió.
Em 2014, o Projeto recebeu o prêmio como uma das experiências mais inovadoras no campo da saúde do adolescente no Brasil pelo Ministério da Saúde e pela Organização Panamericana de Saúde. E a sua metodologia é hoje compartilhada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Hospital Nossa Senhora da Conceição em Porto Alegre e Universidade da República do Uruguai. Essas instituições formam a Rede Internacional de Extensão e Pesquisa HILO-FIO.
Responsável
Thereza Portes
Adolescente e Saber
O Projeto de Extensão, Adolescente e Saber, em parceria com a Faculdade de Educação da UFMG, realiza atendimentos pedagógicos, orientados pelas contribuições da Psicanálise, a adolescentes que apresentam questões escolares e são atendidos pelo Programa de Extensão Janela da Escuta. Com foco na escuta e identificação dos impasses dos adolescentes e tendo como premissa que este é especialista de si, se estabelece um diálogo entre seus saberes, os pedagógicos e das diversas áreas que circunscrevem o percurso no Janela da Escuta. Tal diálogo, visa à despatologização das dificuldades escolares e a construção de saídas possíveis para o que impede o aluno de aprender. A equipe do projeto é composta por graduandos de Pedagogia e Licenciaturas da Faculdade de Educação e outras áreas afim.
Responsáveis
Marlene Machado
Libéria Neves
Arte Palavra
O Projeto de Extensão, Arte e Palavra, acontece às quartas-feiras pela manhã no Ambulatório Orestes Diniz, anexo ao Hospital das Clínicas e atende adolescentes e jovens que vivem com HIV/AIDS.
Semanalmente a equipe composta por artistas, médica e outros(as) profissionais do curso de especialização em saúde do adolescente e alunos da graduação dos cursos de medicina, psicologia e artes visuais oferece atividades de arte aos pacientes e acompanhantes dos adolescentes e jovens presentes no ambulatório, além dos atendimentos de saúde. O ambiente acolhedor e com a privacidade necessária permite que falem de si, da sua adolescência/juventude e da vida. Tendo a arte como fio condutor, o espaço oferece a oportunidade do encontro e da fala.
Responsáveis
Patrícia Regina Guimarães
Thereza Portes
Janela da Escuta: O adolescente especialista de si e a tessitura de uma rede sob medida
O Projeto de Extensão, Janela da Escuta: O Adolescente especialista de si e a tessitura de uma rede sob medida, é uma clínica interdisciplinar com orientação da psicanálise lacaniana, que se propõe a acolher o adolescente e quem o acompanha, apostando na tessitura de uma rede viva e singular. Com equipe composta por médicos, psicólogos, nutricionista, artistas e outros(as) profissionais e estudantes de áreas diversas.
Responsáveis
Cristiane de Freitas Cunha Grillo
Suzana Tayer do Amaral
Supervisão
Lilany Pacheco
Juliana Motta
E ATUALMENTE CONTA COM O GRUPO DE PESQUISA:
CORPOS LACANIANOS
Grupo interdisciplinar de pesquisa sobre adolescências trans.
Supervisão
Fabian Fajnwaks.