especialização

A Especialização em Saúde do Adolescente da Faculdade de Medicina da UFMG se iniciou em 2006, sendo oferecida ininterruptamente desde então. A carga horária, de 1360 horas, pode ser cumprida em até três anos. Além das disciplinas, uma monografia é elaborada, como requisito para obtenção do título de especialista, sob orientação de um professor orientador.

O curso tem um caráter clínico, interdisciplinar; professores da Medicina, Enfermagem, Psicologia, Geografia, Educação, Serviço Social, Artes Visuais, compõem o corpo docente.

O percurso do aluno na Especialização é definido pela escolha de atuação nos cenários de prática que o programa possui. Iniciando obrigatoriamente pelo cenário ‘Janela da Escuta’ no primeiro ano, podendo o aluno atuar em outros cenários simultaneamente. O aluno se matricula em uma das disciplinas correspondentes ao cenário escolhido e constrói a sua formação interligando prática, discussões teóricas e supervisão presencial.

A Especialização é oferecida de forma gratuita, no âmbito da universidade pública.

Coordenadora:  Cristiane de Freitas Cunha Grillo
Contato: espec.cpg.ufmg@gmail
Site: https://www.medicina.ufmg.br/cpg/especializacao/

Processo seletivo

O processo seletivo ocorre no final do ano letivo, e o curso tem início no primeiro semestre do ano letivo. Habitualmente, os candidatos enviam seus currículos e uma carta de intenção, e são entrevistados pela banca designada. O curso se destina principalmente a profissionais do campo da saúde, educação, assistência social, arte e cultura, que trabalham com adolescentes e jovens.

Informações sobre o edital são disponibilizadas no site: medicina.ufmg.br/cpg

Inscrições abertas até dia 31 de janeiro de 2023!

faça download do edital !