Comida: semblante do objeto a

A indicação de leitura de hoje é o artigo publicado na Psicologia em Revista online: Comida: semblante do objeto a. dos autores Campos, S. ;  FERREIRA, R. A. ;  CUNHA, C. F. ; Braun, L.

Confira o texto completo AQUI!

Resumo
Objetivos: tecer considerações, com base no referencial psicanalítico, sobre a relação do sujeito com a comida, como semblante do objeto a, que se inscreve na lógica do consumo e do gozo, obliterando o desejo.

Metodologia: a partir da psicanálise, pode-se pensar que a medicina opera com dois modelos de doenças: subtrativo e aditivo. No primeiro, o sujeito sofreria de uma negatividade e a terapia aditiva compensaria essa perda. No paradigma aditivo, um objeto se insere no corpo do sujeito e deve ser extirpado, como a obesidade. A psicanálise trabalha com a lógica do objeto a, irremediavelmente perdido para o campo do Outro, onde será buscado. Na sociedade de consumo, o sujeito obeso busca, na voracidade alimentar, o objeto perdido. A psicanálise instaura o desafio de encontrar possibilidades de gozo que permitem outra felicidade no mundo contemporâneo, sem obliterar a falta e o desejo.

Palavras-chave: Comida, Consumo, Objeto a, Desejo, Demanda.

Deixe um comentário