Curso ‘O adolescente especialista de si e a tessitura de uma rede sob medida’

O Janela da Escuta lança o curso de extensão ‘ADOLESCENTE ESPECIALISTA DE SI E A TESSITURA DE UMA REDE SOB MEDIDA, A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO JANELA DA ESCUTA’.

Mais do que falar e expor caminhos, este curso de extensão propõe, a partir da metodologia do Janela da Escuta, experimentar na prática as tessituras e desdobramentos possíveis na interdisciplinaridade que tem como premissa a inversão do jogo mestre – aprendiz encarando o adolescente como dono de um saber, um saber de si que precisa ser aprendido pela equipe. Nesse curso de extensão serão ofertados 7 encontros guiados por impasses percebidos na clínica com o adolescente e o seu entorno, proposto pela equipe e pelos participantes.

O corpo docente é composto por médicas, artistas, psicólogos, pedagoga, psicanalistas, nutricionista e professor de literatura, profissionais da rede de saúde, assistência e educação, e pesquisadores do campo da adolescência.

Programação

Encontro 1 | 25/10 – Apresentação

Nesse primeiro encontro, teremos uma conversação para a partir dela, tecermos juntos uma metodologia que aborde os impasses experimentados por cada um

Encontro 2 | 01/11 – Janela da Escuta: o adolescente especialista de si e a tessitura de redes sob medida

Impasses: Como construir metodologias com os adolescentes? Como provocar a tessitura de redes vivas, interdisciplinares e intersetoriais? Como acolher os impasses de quem encaminha os adolescentes?

Encontro 3 | 8/11 – Adolescências

Impasses: Como pensar essa delicada transição na contemporaneidade?

Encontro 4 | 22/11 – Adolescências e Saber

Impasses: Como os adolescentes lidam com seu saber e com o saber que vem do outro? Como a relação dos adolescentes com o saber afetam seus laços sociais? Como falar de Eros e o erótico no encontro de saberes?

Encontro 5 | 29/11 – Adolescências e Sexualidades

Impasses: Como os adolescentes experimentam a invasão da puberdade? O que os adolescentes têm a nos dizer sobre as questões de gênero, hoje?

Encontro 6 | 6/12 – Adolescências e Corpo imagem

Impasses: Como abordar os adolescentes nesse momento de subversão da imagem corporal? Como se situar na clínica dos sintomas alimentares (anorexia, bulimia, obesidade)?  Como pensar as escarificações, as inscrições e marcas nos corpos?

Encontro 7 | 13/12 – Encerramento (Sarau)

Fio condutor: Psicanálise e Adolescência 

Recursos: elaborações realizadas nos encontros anteriores, produções artísticas, momento de apreciação. arte – literatura – acolhimento – conversação – estudo de caso – estudo bibliográfico

Serão disponibilizadas 40 vagas sendo que 4 delas serão destinadas a bolsas integrais para profissionais e estudantes que atuam com adolescentes por meio das políticas públicas e de instituições públicas e privadas.

As inscrições estarão abertas entre os dias 04 e 20 de outubro de 2021. Inscrições pelo site da UFMG: cursoseeventos.ufmg.br

Para concorrer a bolsa integral é necessário que o candidato preencha o formulário de solicitação de bolsa AQUI , até o dia 15 de outubro de 2021, às 19:00 horas.

O ADOLESCENTE ESPECIALISTA DE SI E A TESSITURA DE UMA REDE SOB MEDIDA
A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO JANELA DA ESCUTA

Quando: Às segundas feiras, entre os dias 25 de outubro e 13 de dezembro de 2021
Horário: de 19:00 às 22:00 horas
Por onde: via Zoom, encontros síncronos.

Objetivo:

Possibilitar a reflexão acerca da adolescência e do trabalho com adolescentes a partir da metodologia do Janela da Escuta.

Metodologia:    

O curso acontecerá via plataforma digital de forma síncrona. Os encontros seguirão a dinâmica metodológica do Janela da Escuta: Experimentação e apreciação artística e literária, conversação, aulas expositivas, estudo de caso e leituras. É necessária a disponibilidade para participação síncrona, ao vivo, pois os encontros serão interativos e não serão gravados. 

Público-alvo:

Profissionais e estudantes que atuam com adolescentes por meio das políticas públicas e de instituições públicas e privadas dos campos da arte, saúde, assistência, educação e outros.  

‘Os adolescentes não vão ao centro de saúde.’ Essa é uma fala recorrente entre os profissionais da saúde, comprovada pelos dados municipais que apontam uma ruptura na continuidade do acompanhamento da saúde da criança. Ao escutar os adolescentes, seus familiares e profissionais que os atendem em diversas políticas públicas, observa-se que essa ausência ou rompimento de laços dos adolescentes acontece também em políticas de Educação e Assistência Social. Mas, porquê da existência dessa lacuna? Como evitar que esse jovem só acione essas políticas públicas diante de uma questão latente? Como evitar que os adolescentes só passem a existir para estas políticas públicas quando se encontram em grave situação de vulnerabilidade? Como evitar que estes adolescentes rompam os laços com as políticas públicas? Essas são as provocações que instigam a metodologia adotada pelo Janela da Escuta e consequentemente o interesse em compartilhar as experiências e modos de fazer desenvolvidos ao longo dos anos de atuação com os adolescentes e seu entorno.

Esse curso visa proporcionar um momento de reflexão e troca de experiências entre profissionais e estudantes, que atuam com adolescentes, a partir do levantamento de impasses observados na clínica interdisciplinar.  Ao mesmo tempo, aplica na prática os recursos e metodologias do Janela da Escuta orientados pelo pensamento psicanalítico e pela compreensão do adolescente especialista de si.  

Palavras chave: Janela da Escuta, adolescência, saber, interdisciplinaridade, psicanálise, saúde.

Para mais informações, dúvidas e sugestões envie um e-mail para janela.escuta@gmail.com

4 comentários em “Curso ‘O adolescente especialista de si e a tessitura de uma rede sob medida’”

Deixe um comentário