Lançamento do livro do janela!

Na próxima sexta-feira, 24 de junho, será lançado o livro “Janela da Escuta: o adolescente especialista de si e a tessitura de uma rede sob medida” (Editora UFMG, 2022). O evento será no salão nobre da Faculdade de Medicina da UFMG, às 9h, e contará com a presença de parte dos autores.

O livro foi escrito durante a pandemia de covid-19 e é resultado de esforço coletivo para registrar e refletir o trabalho do programa de extensão Janela da Escuta. “Nele, uma direção ética da psicanálise de orientação lacaniana nos instiga a tomar o adolescente como o especialista de si mesmo e a apostar na tessitura de uma rede sob medida, engendrada por um trabalho constantemente construído a partir de cada caso”, explica a professora da Faculdade de Medicina da UFMG, Cristiane de Freitas Cunha Grillo, coordenadora do projeto.

“Aprendemos muito com eles, com as suas famílias e com os profissionais das diversas políticas que se entrelaçam em torno de cada caso. A articulação com as políticas públicas é fundamental para tornar o território, as cidades, mais permeáveis para os adolescentes e jovens”

O material é composto por textos de jovens que passaram ou que fazem parte do Janela da Escuta; de um jovem médico que integrou a equipe; de alunos da graduação e da pós-graduação que participam ou participaram do projeto; de profissionais e gestores da Saúde do Adolescente da cidade e no estado; da Gerência de Saúde Mental de Belo Horizonte e da Política de Assistência Social; de um juiz clínico que faz parte do projeto; de professores da UFOP; do Ambulatório Trans Aniky Lima; do Hospital João XXIII; e do Centro de Referência da Juventude. 

*release Editora UFMG

Deixe um comentário