Violência, território, família e adolescência: contribuições para a Política de Assistência Social.

O SUAS materializa-se principalmente a partir dos seus recursos humanos, sendo a habilidade de seus profissionais o grande instrumento de transformação social. Nesse sentido, um avanço recente da política na capital mineira foi a realização de um concurso público, no ano de 2012, que efetivou novos analistas de políticas públicas, psicólogos e assistentes sociais, garantindo a continuidade dos serviços destinados à população em situação de risco social. Tal progresso impulsionou também a demanda por capacitação continuada, capaz de articular a experiência teórica à prática dos serviços, programas, projetos e ações da Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social (SMAAS). Para tanto, destaca-se a promissora parceria entre a SMAAS e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que por meio de processos responsáveis de qualificação das equipes, trouxe a reflexão sobre novas formas de ver e lidar com fenômenos dinâmicos e complexos que atravessam, em diversos níveis, o trabalho dos profissionais do SUAS-BH.

A presente publicação é, portanto, o resultado de um trabalho interdisciplinar e interinstitucional, galgado na literatura e nas mais valiosas referências bibliográficas que se debruçam sobre os temas afetos à assistência social, que abarca um importante processo de trocas e incorporação de novos conhecimentos teóricos e metodológicos que pretendem implementar progressos quanto à qualificação permanente das equipes, além de provocar inovações no âmbito dos atendimentos.

Acesse a publicação AQUI!

CAPA

O texto da postagem é um trecho da apresentação da publicação escrito por: Marcelo Alves Mourão, Secretário Adjunto de Assistência Social.

Deixe um comentário