Conversas com a socioeducação: pensando a acolhida no atendimento socioeducativo

Fruto de um encontro muito substancial que reuniu operadores do Sistema de Justiça, agentes de segurança socioeducativos, técnicos, gestores, acadêmicos, participantes do Fórum Socioeducativo BH e demais profissionais que trabalham com o adolescente autor de ato infracional, esta obra debruçou-se sobre o tema da “Acolhida”, oferecendo-nos um espectro do que há de mais atual no que concerne a abordagens sobre a acolhida que se pratica hoje nas Medidas Socioeducativas. Esperamos que o estudo de suas páginas ressoe em nossa própria experiência e que saibamos desdobrar o que os apontamentos do livro nos outorgam e nos incitam!

Acesse o livro AQUI !

GUERRA, A. M. C. (Org.) ; CUNHA, C. F. (Org.) ; MOREIRA, J. (Org.) ; PEREIRA, M. R. (Org.) ; SOUZA, M. R. (Org.) . Conversas com a socioeducação: pensando a acolhida no atendimento socioeducativo. 1. ed. BELO HORIZONTE: CEAF, 2018. v. 1. 139p .

Grupo de Estudos LEPSI: Cristiane Grillo, Nádia Laguárdia, Maralice Neves e Libéria Neves

Toda última segunda-feira do mês o LEPSI MINAS realiza o Grupo de Estudos LEPSI, com sessões abertas ao público interessado na modalidade on-line. Neste vídeo, a participação Cristiane Grillo, Nádia Laguárdia, Maralice Neves e Libéria Neves com uma fala sobre o BROTA programa de extensão da UFMG que visa promover ações e desenvolver pesquisas para a construção de metodologias de intervenção junto a adolescentes com risco de evasão escolar.

A participação no Grupo de Estudos LEPSI, sessões abertas é gratuita e sem inscrição prévia. Ver links e detalhes em: https://www.lepsiminas.eventos.dype.c…

Assista o vídeo através do link: https://www.youtube.com/watch?v=GZw_UeDr2E0

“Uma resposta possível diante do impossível de educar”. Este vídeo se refere estritamente à apresentação e comentários da sessão de 26/04/2021. Texto de Cristiane Grillo e Nádia Laguárdia (UFMG, Belo Horizonte): Grillo, C.; Lima, N. L. (2020). Uma resposta possível diante do impossível de educar. Desassosego: revista de psicanálise, 3, 66-75. (https://drive.google.com/drive/folder…). Comentadoras: Maralice Neves (UFMG) e Libéria Neves (UFMG).

Violência, território, família e adolescência: contribuições para a Política de Assistência Social.

O SUAS materializa-se principalmente a partir dos seus recursos humanos, sendo a habilidade de seus profissionais o grande instrumento de transformação social. Nesse sentido, um avanço recente da política na capital mineira foi a realização de um concurso público, no ano de 2012, que efetivou novos analistas de políticas públicas, psicólogos e assistentes sociais, garantindo a continuidade dos serviços destinados à população em situação de risco social. Tal progresso impulsionou também a demanda por capacitação continuada, capaz de articular a experiência teórica à prática dos serviços, programas, projetos e ações da Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social (SMAAS). Para tanto, destaca-se a promissora parceria entre a SMAAS e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que por meio de processos responsáveis de qualificação das equipes, trouxe a reflexão sobre novas formas de ver e lidar com fenômenos dinâmicos e complexos que atravessam, em diversos níveis, o trabalho dos profissionais do SUAS-BH.

A presente publicação é, portanto, o resultado de um trabalho interdisciplinar e interinstitucional, galgado na literatura e nas mais valiosas referências bibliográficas que se debruçam sobre os temas afetos à assistência social, que abarca um importante processo de trocas e incorporação de novos conhecimentos teóricos e metodológicos que pretendem implementar progressos quanto à qualificação permanente das equipes, além de provocar inovações no âmbito dos atendimentos.

Acesse a publicação AQUI!

CAPA

O texto da postagem é um trecho da apresentação da publicação escrito por: Marcelo Alves Mourão, Secretário Adjunto de Assistência Social.

A assistência social pública na interface entre subjetividade e política

A presente publicação é resultado de parceria entre a Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social (SMAAS) e a Secreta- ria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDS) para fortale- cimento das ações voltadas ao atendimento dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de Belo Horizonte.

Essa publicação materializa o resultado de um trabalho inter- disciplinar inovador e representa significativa contribuição para a qualificação dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de Belo Horizonte. Acreditamos que essa é uma importante iniciativa para o fortalecimento e avanço das políticas públicas destinadas à promoção e proteção social e que esse ma- terial, por sua temática abrangente, poderá servir como referência aos outros níveis de complexidade que compõem o SUAS.

Agradecemos os parceiros e desejamos a todos uma ótima leitura.

Acesse a publicação na íntegra AQUI!

CAPA.

SUAS conexões: a integralidade da proteção da assistência social

Com coordenação de Cristiane Grillo, o livro ‘SUAS conexões: a integralidade da proteção da assistência social’ é uma referência significativa para o trabalho nas políticas públicas. Conheça mais e acesse o livro na íntegra!

Leia o livro completo AQUI!

Prefácio

Este livro é um diário de bordo do percurso pelas regionais, dos encontros com trabalhadoras/trabalhadores e parceiras/parceiros engajados na construção de uma política pública, viva e inventiva.

Os impasses dos casos que entrelaçam pessoas, redes, territórios, confrontaram- nos com fraturas sociais, processos de segregação, de estigmatização, mas esses impasses revelaram também as estratégias de sobrevivência, de construção de laços sociais, de pequenas “gambiarras” cotidianas engendradas pelas pessoas, famílias, coletivos.

Os impasses instigaram os trabalhadores do SUAS a ir além dos protocolos, a reinventar a política em cada microterritório e, a cada dia, tecer redes intra e intersetoriais sob medida, a respeito de cada caso.

Registramos os impasses, as soluções criativas, incessantemente forjadas, as ferramentas inventadas durante o percurso, a potência das redes e das pessoas.

Contudo, sabemos que é impossível registrar os afetos que atravessaram os cor- pos, as solidões, as partilhas.

Leia o livro completo AQUI!

Faltam dois dias para encerrar as inscrições!

Dia 20 de outubro de 2021 é o prazo final para se inscrever no curso de extensão ADOLESCENTE ESPECIALISTA DE SI E A TESSITURA DE UMA REDE SOB MEDIDA, A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO JANELA DA ESCUTA’.

20/10/2021 é o último dia para garantir a sua participação no curso de extensão  ‘ADOLESCENTE ESPECIALISTA DE SI E A TESSITURA DE UMA REDE SOB MEDIDA, A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO JANELA DA ESCUTA’   voltado  para profissionais e estudantes que atuam com adolescentes . 


Serão 7 encontros síncronos, às segundas-feiras, entre os dias 25 de outubro e 13 de dezembro de 2021 de 19:00 às 22:00 horas , via Zoom. 

Para saber tudo sobre o curso é só  CLICAR AQUI 

As inscrições são realizadas via UFMG, pelo valor de R$265,00 (duzentos e sessenta e cinco reais), taxa única e o pagamento pode ser feito  à vista, por boleto bancário ou cartão de crédito pertencente à bandeira Visa ou Mastercard. 


CLIQUE AQUI  para fazer sua inscrição!


Corre que dá tempo! Qualquer dúvida estamos à disposição pelo email janela.escuta@gmail.com

Esperamos vocês! Até Já!

Resultado seleção de Bolsistas para o curso de extensão do janela da escuta.

Saiu o resultado da seleção dos 4 contemplados com a bolsa integral do curso de extensão ‘O adolescente especialista de si e a tessitura de uma rede sob medida, a partir da experiência do Janela da Escuta.

Agradecemos todos os inscritos interessados em participar do curso. Infelizmente não conseguimos contemplar a todos com as bolsas integrais. Contudo, após reuniões com a equipe selecionamos ainda 15 nomes para contemplar com bolsas parciais, são eles:

1 – WANDERSON DOS SANTOS
2 – ARUANE AMORIM REIS
3 – AUXILIADORA APARECIDA FERNANDES
4 – Gisele dos santos Lopes
5 – Simone de Azevedo Lemos
6 – Richard Marra
7 – Beatriz Soares Ferreira
8 – Viviane Cristina da Paixão
9 – Cristiane Borges Rodrigues
10 – Ana Aparecida de Faria Vilaça
11 – INGRID CARNEIRO DAMASCENO
12 – Maria Cecília Assis Araújo
13 – Rosiméia Aparecida Rodrigues Lima
14 – Fernanda Farnesi Carlos Dias
15 -Vanessa Cristina de Jesus – Vanessa Beco

Os contemplados devem conferir o e-mail com as instruções para a matrícula, que encerra no dia 20/10/21.

A presença de vocês será muito importante para nossas reflexões e a construção de uma rede tecida sob medida a partir do saber do adolescente.

Até já,

Janela da Escuta.

Adolescência, corpo e marcas.

Cristiane de Freitas Cunha, professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG contribuiu com o projeto “Adolescências: impasses e construções”. A iniciativa foi desenvolvida pelas secretarias de estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e de Saúde (SES/MG), em parceria com a equipe do Telessaúde do Hospital das Clínicas e a equipe do Projeto de extensão “Janelas da Escuta”, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O vídeo Saúde do Adolescente foi ao ar no dia 13 de julho de 2021, nele Cristiane compartilha sobre adolescência, corpo e marcas. Você pode assistir todos os vídeos produzidos para o projeto no canal no youtube do  Centro de Telessaúde HC-UFMG.